domingo, 4 de novembro de 2007

Economia

Economia

A economia de Rio Grande está alicerçada sob um tripé: atividade portuária, atividade industrial e pecuária/agricultura.
A atividade portuária é a que mais deve ser destacada, pois o porto de Rio Grande abriga diversas atividades, bem como a movimentação e armazenamento de petróleo, produtos derivados de petróleo, ácidos para a fabricação de adubos, matéria-prima para fertilizantes e produtos químicos, pescados, couro, calçados e cutelaria. Além disso, é onde está localizada a Base Naval, é sede de atividades militares, turísticas e de estudos ambientais. Tendo uma posição geográfica privilegiada e manejando importantes atividades, tanto para o mercado nacional, quanto para o internacional, o Porto de Rio Grande faz conexão com RS, Brasil e países do Mercosul; opera com os maiores armadores do mundo; oferece destinos aos mais importantes portos nacionais e internacionais e possui alta capacidade de expansão.
Rio Grande teve sua história econômica construída em torno de um intensa atividade industrial, tanto que foi sede para o surgimento de uma grande empresa: a Refinaria de Petróleo Ipiranga. Sendo a empresa que mais contribui para o crescimento da cidade, a refinaria representa 10% da receita do município, revertendo, anualmente, uma significativa parcela do Imposto Sobre Mercadorias e Serviços e, além disso, investe em projetos sociais.
A agricultura e pecuária em Rio Grande são as atividades mais antigas, pois o município, como sabemos, surgiu com o intuito de abastecer a Colônia Sacramento e, por isso, desenvolveu-se, por muito tempo, em torno dessas atividades. Além disso, participou ativamente do ciclo do charque. Até hoje tem sua economia, não totalmente dependente, mas em grande parte abastecida pela agricultura e pecuária. A produção agrícola abastece tanto o mercado regional e nacional, quanto o mercado internacional, oferecendo arroz, feijão, fumo, milho, soja, trigo, erva-mate, maçã e uva. A pecuária, também fornecedora destes mercados, oferece bovinos, suínos, ovinos, caprinos, galinhas, codornas, eqüinos, galos, frangos, frangas e pintos.

Porto de Rio Grande

O porto de Rio Grande tem uma grande importância e participação na economia da região e do país. Tendo influencia não só local.
O porto possui: completa infra-estrutura operacional, com terminais especializados; facilidade para multimodalismo, possibilitando qualquer operação de logística; as tarifas mais competitivas do sistema portuário nacional; comprometimento com o meio ambiente; total adaptação aos novos conceitos portuários internacionais; conexão com o RS, Brasil e países do Mercosul; opera com os maiores armadores do mundo; oferece destinos aos mais importantes portos nacionais e internacionais; localização geográfica privilegiada, com a maior profundidade do Atlântico Sul; alta capacidade de expansão.


Nenhum comentário: