domingo, 4 de novembro de 2007

História

Rio Grande, município gaúcho, foi fundada em 1737 pelo Brigadeiro José da Silva Paes, e elevada à condição de cidade em 1835. Junto a ele vieram navegantes que, ao depararem-se com a embocadura da Lagoa dos Patos pensaram que fosse foz de um grande rio, então chamaram a cidade de “São Pedro do Rio Grande”, hoje conhecida como Rio Grande. Os navegadores, na realidade, passavam por ali para chegar à Colônia do Sacramento e, estando posicionada de forma geograficamente estratégica, a cidade constituia-se no local ideal para que lá se instalasse um reduto militar com acesso marítimo ao interior, e em meio caminho entre Laguna e a Colônia do Sacramento. Além disso, a Colônia necessitava ser abastecida, e precisava-se de terras para a criação de gado. Foi fundado, então, o município de Rio Grande. A partir de então houve a necessidade de começar seu povoamento.
Em 1748 começou uma forte imigração dos açorianos para Rio Grande. Na ilha dos Açores havia muita gente e pouca terra, então Portugal decidiu enviar os açorianos para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que contribuiu também para o povoamento mais intensificado de ambos estados. E realmente Portugal atingiu seu objetivo: entre 1748 e 1756 entraram em Rio Grande mais aproximadamente 2.300 açorianos - o que representava dois terços da população gaúcha de então. Isso garantiu ao município a introdução da policultura(principalmente trigo) e a expansão de sua importância econômica para a época, que desenvolveu-se, mais tarde,a partir da forte movimentação industrial e portuária. Hoje Rio Grande tem uma população de 194.351 habitantes e ainda possui a cultura dos povos que a povoaram muito forte.


Cultura

A cultura da cidade de Rio Grande é muito rica, pois abrigou povos dos mais diversos países, apesar de ter tido um contingente maior de imigrantes açorianos. Além destes, também fizeram parte dessa história negros africanos, italianos, alemães, poloneses, árabes libaneses e palestinos, ingleses e espanhóis. Esse povos influenciaram diretamente na cultura e arquitetura da cidade. Não é a toa que hoje é cede de reconhecidíssimos museus e patrimônios históricos, além de possuir diversas praças, prédios e monumentos que embelezam a cidade e atraem turistas.



GRUPOS DE DANÇAS ÉTNICAS DE IJUÍ APRESENTAM SHOW NA 29ªFEARG/12ª FECIS


Grupo que representa a etnia italiana

" A diversidade Étnica e Cultural passou a ser reconhecida e valorizada somente no final da década de 80. Ijuienses de todas as raças passaram a se reunir em centros culturais para manter suas tradições e costumes. Unidos, descobriram que poderiam fazer de suas diferenças uma interessante atração turística. Então se criou dentro do Parque de Exposições do Município, um movimento que envolveu toda a comunidade para a construção das casas típicas, com as marcas arquitetônicas mais significativas de cada um dos países representados, onde são realizadas reuniões e encontros, na intenção de resgatar os costumes, a música, a dança, a gastronomia e a cultura de seus países de origem. Anualmente é realizado no Parque de Exposições a Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Fenadi)."

Nenhum comentário: